- A Honda vai introduzir a sua nova tecnologia de embraiagem eletrónica "E-Clutch" como opção na CB650R e na CBR650R a partir de 2024
- A embraiagem E-Clutch oferece mudanças perfeitas e arranques e paragens super suaves, sem necessidade de utilizar uma manete de embraiagem
- Este sistema leve e compacto oferece mais prazer e flexibilidade numa vasta gama de cenários, para uma experiência de condução de "nível superior"
Com a introdução desta nova tecnologia E-Clutch como opção na CBR650R e na CB650R de 2024, a Honda abre um aspeto totalmente novo da experiência de condução de uma moto a condutores de todos os tipos e níveis de experiência.
A E-Clutch Honda utiliza elementos das performances e da tecnologia que se encontra nos sistemas Quickshifter, nas embraiagens manuais e ainda no sistema exclusivo de transmissão de dupla embraiagem, criando uma mistura única de todas estas abordagens comprovadas. Este sistema ultracompacto pesa apenas 2 quilogramas e o hardware da embraiagem e da transmissão não é diferente do de uma moto normal, o que ajuda à viabilidade de futuras aplicações.
O funcionamento da embraiagem E-Clutch Honda é a própria simplicidade, eliminando a necessidade de utilizar uma manete de embraiagem para meter uma mudança para cima ou para baixo na caixa. O condutor só tem de acionar o pedal para alterar a mudança de forma ultrarrápida e consistente, para dar mais prazer à condução desportiva. A manete da embraiagem é dispensada para arrancar ou parar. Ativo assim que se liga o motor, o sistema E-Clutch Honda gere ambos os cenários de forma suave, ao mesmo tempo que elimina a possibilidade de o motor se ir abaixo, dando assim maior comodidade e tranquilidade na condução em cidade, já que esta situação implica arranques e paragens frequentes.
Para além do prazer e da comodidade, a E-Clutch Honda oferece também a máxima flexibilidade. Se o condutor quiser, pode acionar normalmente a manete da embraiagem em qualquer altura. Se a manete da embraiagem for usada, o sistema E-Clutch Honda reativa-se em menos de um segundo, acima de uma certa rotação; a rotações menores, esse tempo passa para 5 segundos. Se o condutor quiser desligar o sistema também o pode fazer usando o interruptor do lado esquerdo. A alteração para o funcionamento manual é indicada pela letra "M" no painel de instrumentos.
A E-Clutch Honda também permite ao condutor selecionar um nível de "sensação de funcionamento", definindo assim a força necessária no pedal das mudanças para efetuar uma mudança de velocidade. Há três definições: HARD, MEDIUM e SOFT, cada uma das quais pode ser selecionada independentemente para as reduções e para engrenar velocidades mais altas. Esta tecnologia também aconselha o condutor a meter reduções - através de um símbolo no painel de instrumentos - se detetar que a moto está numa mudança alta a uma determinada velocidade.
A embraiagem E-Clutch gere o estado de embraiagem aplicada ou aberta com base na leitura de vários parâmetros, incluindo a velocidade do veículo, o ângulo de abertura do acelerador, a rotação do motor, a pressão no pedal das mudanças, o ângulo do carreto de redução do motor da embraiagem, a velocidade do contraveio do motor e a mudança engrenada. A embraiagem é acionada através de um atuador com dois motores situados no interior da tampa do motor do lado direito. À medida que a embraiagem é engatada ou desengatada (aplicada ou aberta), o ponto de ignição e a injeção de combustível são também controlados, resultando em mudanças suaves e sem choques, em qualquer situação.
O novo sistema E-Clutch vai oferecer aos condutores em toda a Europa uma nova dimensão à sua experiência de condução quotidiana e é mais uma prova de que a Honda, 75 anos após a sua fundação, está empenhada em continuar a sua já rica história de inovação centrada no condutor.
Junya Ono, Líder de Projeto (LPL), Honda E-Clutch: "A nossa E-Clutch Honda foi concebida para oferecer aos motociclistas um novo tipo de experiência que pode tornar a condução de uma moto ainda mais divertida e emocionante. Este sistema também acrescenta tranquilidade e conforto à condução em cidade ou às deslocações do dia-a-dia. Esperamos que muita gente experimente esta nova tecnologia para poder desfrutar da combinação única de desportivismo e flexibilidade que oferece."